Rotina de trabalho & Sequelas do Covid

Cristiane David
3 min readApr 25, 2021

--

Olá! Eu sou a Cris David, Product Manager na VTEX onde estou há 8 anos e mãe do Lucas de 15 anos. Tenho 34 anos e moro na zona norte do RJ com meu filho e meus cachorros. Sim, sou mãe solteira há muitos anos, na verdade não lembro de não ter sido em algum momento.

Em Dezembro de 2020 fui diagnosticada com Covid, fiquei internada por alguns dias na unidade intensiva devido algumas complicações, foram momentos difíceis. Ali estava eu sem visitas, sem ver meu filho, minha mãe, meu parceiro de vida. Enfim, foi bem difícil.

Depois que passaram esses dias veio a notícia da alta, UHULLLL!! Mas e as sequelas? Ahh as sequelas elas vem depois, vem com tudo e ninguém sabe ou está preparado para recebe-las ou até mesmo sabem os cientistas e médicos até quando elas persistem. Mas primeiro vou contar sobre a volta a rotina.

Fui para casa, fiz fisioterapia, drenagem, tomei remédios certinho e segui as recomendações para uma volta lenta, mas positiva a rotina completa.

Uma semana depois estava de volta ao trabalho. Bem? Não. Estava com as taxas todas alteradas e com dificuldade gritante de concentração e ansiedade. Logo em seguida veio a tristeza profunda. PS: A rotina de trabalho ocorrendo normalmente, os desafios, as apresentações, mudanças no time, estrutura. Tudo ocorrendo e eu participando “normalmente” mesmo com todos esses sintomas.

Já faço terapia há algum tempo. E fui procurar ajuda de uma psiquiatra pois estava muito difícil e as crises eram (e ainda são) bem constantes.

Pronto. Fui diagnosticada com síndrome de burnout, depressão e ansiedade. E lá vamos nós para tratamento e remédios controlados para conseguir equilibrar todos os pratinhos. Afinal tenho um time para cuidar, metas para entregar, filho para criar e toda sociedade gritando “você é forte”.

Muito bem, vou escrever algumas das minhas sequelas para vocês:

Depressão; Ansiedade; Perda de cabelo; Dificuldade de atenção; Perda de memória; Nausea; Taxas de potássio e magnésio muito abaixo do normal e ureia alta

Como estou equilibrando todos os pratinhos ao mesmo tempo? Paciência é a resposta. Não é sobre ser forte, não é sobre estar bem todos os dias (não, não estou. Tem dias que é f###), não é sobre passar por cima do momento e sim vive-lo, aprender com ele e ter a paciência de que vai passar. Quando? Não sei dizer. Mas vai passar.

Porque nós não somos, nós estamos. E amanhã será um novo dia :)

E sobre o trabalho, a casa, os filhos, respeite seu momento. Sua saúde mental, suas limitações do momento. Não se atropele, não se culpe, não se sinta menor ou mais fraca/o que os outros. Esse momento só te torna humana/o e sim você não é um robô (desculpa te contar isso. Quando eu entendi o que isso significava a fundo, foi pesado para mim.).

São dias e dias, dias bons, dias ruins, dias piores, dias que rendem, dias que não sai nada do que você “precisava” entregar. MAS VAI PASSAR! E VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHA/O! Fale com seu gestor, converse com seu filho, família e amigos. Fale com quem fizer parte da sua rotina. Porque nesse momento você precisa mais de você, do que ela ;)

Com carinho,

Cris David

--

--